sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O samba de Adoniran Barbosa

Ontem eu estava vendo um especial sobre Adoniran Barbosa, o cara era muito "foda", um dos principais compositores do samba. Apesar de suas letras terem sido compostas de 1930 a 1970, são fortes as características da nossa sociedade. Sempre que estiver uma roda de samba suas músicas vão ser pedidas, como "Tiro ao Álvaro", "Saudosa Maloca", "Trem das Onze", "As mariposas", "Iracema", "Prova de Carinho", "Joga a chave", e tantas outras. Suas letras são tristes, mais ele era um romântico nato e como carregar o amor sem tristezas? Isso é o que ele sabia expressar.

Filosofia

O mundo me condena
e ninguém tem pena
falando sempre mal
do meu nome
deixando de saber
se eu vou morrer de sede
ou se eu vou morrer de fome.

Mas a filosofia
hoje me auxilia
a viver indiferente assim
nessa prontidão sem fim.
Vou fingindo que sou rico
pra ninguém zombar
de mim.

Não me incomodo
que você me diga
que a sociedade é minha inimiga,
pois cantando nesse mundo
vivo escravo do meu samba
muito embora vagabundo.
Quanto a você da aristocracia
que tem dinheiro
mas não compra alegria
há de viver eternamente
sendo escrava dessa gente
que cultiva a hipocrisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário